top of page

"Faz 32 anos"

25 de set.
2 min de leitura

Foto: Reprodução/ Galeria Marco Zero


Por Joyce Barbosa


Este mês eu fui a uma grande exposição de um grande artista que eu admiro

silenciosamente, não só pelo que ele cria, mas especialmente pela forma como ele se

relaciona com o tempo e a lógica da estrutura das coisas. Lá eu descobri que o evento

se dava em virtude, também, dos seus mais de trinta anos como professor, o que me

emocionou ainda mais, pois não é tão simples, como se faz crer, a união da docência

com o ofício artístico.


À medida que eu adentrava no espaço e as obras se mostravam em sua

grandiosidade, eu fui me sentindo profundamente impactada, como sempre me sinto

quando vejo os trabalhos dele. Em determinado momento, parei em frente a uma

enorme instalação, me sentei e lá fiquei por bons minutos. O vermelho tomava conta

de tudo. Senti-me pequena e vulnerável. Sensação que, apesar de ser devastadora, é

incrivelmente maravilhosa nesse contexto, porque me recoloca diante do mundo

precisamente na medida da minha insignificância — e isso me anima como Homo

sapiens.


Do lado de fora estava acontecendo um coquetel: o jardim lotado de admiradores,

pessoas conversando sobre cinema, profissão, amor pela arte, teatro paraibano,

literatura, política, saúde, poesia, fotografia, enquanto tomavam champanhe, vinho,

água saborizada e comiam lindas porções de frutas e sementes brilhantemente

servidas.


Sentei-me, feliz demais por estar ali, e contemplei a enormidade de todo aquele

momento, não só para ele como para nossa cidade, por saber que temos um

paraibano à altura da nossa magnificência. Por minutos, pensei em como somos um

povo esplendoroso e como nossa cultura é rica e frondosa, e que não é todo dia que

temos a chance de encontrar obras como aquelas, de presente para nossos olhos.


Eis então que uma mulher se aproxima, assenta-se ao meu lado e diz: “Que grande

artista, não é?! Obras surpreendentes!”. E eu concordo com ela. Após um longo

período de exaltação ao trabalho que estávamos presenciando, ela me pergunta sobre

o que eu faço da vida. Digo que sou artista. Ela pergunta de que “tipo”. Digo: “Da

dança”. Um minuto de silêncio. “Como você se chama?”. Digo meu nome. Um minuto

de silêncio. “Eu amo a dança!”. Dou um sorriso e pergunto quantos trabalhos de dança

ela já viu. Cita então a Deborah Colker e o Grupo Corpo. Concordo com ela que são

os maiores, sem dúvida. Pergunto: “E da Paraíba?”. Um minuto de silêncio. “Você

dança faz tempo?”. Sim. “Um prazer te conhecer! Até mais!”.


Assim que ela foi embora, eu ri. Ali estava, presentificada, a minha irrelevância. A real

insignificância que minutos antes eu havia sentido se manifestou no meio de um

banquinho entre as árvores e as belas plantinhas que decoravam o espaço.

Reverenciei aquele momento com graça, como quem bebe água em um copo de

cristal, e achei belíssimo como não somos nada diante de tudo que criamos.


João Pessoa, setembro de 2026.



 
 
 

Comentários


bottom of page